Práticas e Espaços de Comunicação na escola

"A diferença não é aquilo que mascara o conflito: ela se conquista sobre o conflito, ela está para além e ao lado dele. (Roland Barthes)

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Ambientes Comunicacionais presentes na Escola.



Com a leitura dos textos [2], foi possível perceber a importância do uso dos ambientes comunicacionais presentes na escola para a democratização e melhoria da comunicação entre os membros da comunidade escolar (alunos, pais, professores, funcionários, gestores, etc).

Segundo Oliveira: "(...) o direito à informação é uma das bases para a participação cidadã, para a inserção social, sendo um dos alicerces do estado democrático. (...) pois sem informação e transparência, o cidadão tem dificuldades para exercer seu poder de participação e representação. (...) a comunidade escolar como um todo possui o direito e o dever de tornar públicas as informações relevantes de interesse coletivo. (p. 5)"

Os ambientes de comunicação podem ser: jornal e revistas impressos, rádio na escola, vídeo, murais, cartazes, faixas, comunicados, convites, computador, internet, entre outros.

A respeito da comunicação no contexto escolar, afirma Soares: "(...) toda relação comunicativa pode transformar-se numa ação educativa e toda ação educativa deveria transformar-se em ação comunicativa. (p. 4)" .

Traçando um contraponto entre o “saber midiático” e o “saber escolar”, Soares nos alerta de que: "Os alunos que chegam à sala de aula estão impregnados de 'cultura midiática', sobretudo a televisiva (e agora a internet), mas o fato é ignorado pela escola tradicional, para a qual existe apenas uma 'cultura' e um 'saber', aquele promovido pela educação (formal).(p. 7)"

Nesse sentido, vale ressaltar que a escola deve promover u uso participativo dos ambientes de comunicação envolvendo dos os segmentos da comunidade escolar, a partir da elaboração coletiva do PPP, com espaços para inserção de novas ferramentas pedagógicas pertencentes às tecnologias da comunicação e informação.

Ao analisar os espaços/ambientes de comunicação da escola visitada, observou-se a existência dos ambientes citados pelos autores em questão e as atividades desenvolvidas visando atingir os objetivos/metas da comunicação no contexto escolar, com ressonância na qualidade das ações pedagógicas, gestoras e administrativas, sobretudo na qualidade de ensino.

1) Murais e cartazes: a escola utiliza com freqüência essa ferramenta de comunicação para divulgar trabalhos, reuniões, palestras, concursos, avisos em geral, eventos. Esse recurso é muito importante para uma comunicação rápida com acesso a todos sem muito custo.

2) Comunicados e convites: a utilização desse recurso pela escola promove também uma comunicação com mais rapidez e abrangência, principalmente entre os pais e a comunidade externa na divulgação de reuniões, assembléias, festas, eventos da escola, campanhas, entre outros.

3) Sala de vídeo/auditório: nesse espaço é feita uma comunicação mais direta (presencial) com o uso de recursos audiovisuais, tendo como principal meta a comunicação verbal através de palestras, reuniões, assembléias, etc.

4) Laboratório de Informática: apesar da larga utilização desse espaço para pesquisa e estudos em diversas disciplinas, a escola ainda não o utiliza de forma significativa de modo a aproveitar todo o seu potencial como ferramenta de comunicação e interação entre professores, gestores e alunos. Como exemplo desse potencial poderíamos produzir o “blog da escola” como espaço para divulgação e debate idéias no contexto escolar com interface nos debates que acontecem na sociedade de forma geral.

Do ponto de vista da relevância social a comunicação na escola nos espaços/ambientes e o uso de ferramentas/recursos, mostra-se insuficiente (ou pouco explorado) a considerar o seu potencia latente. Uma vez que essa comunicação, de forma geral, se restringe aspectos informativos com pouca relevância dos aspectos da interação e do diálogo na formação de conceitos para a base de uma formação cidadã.

Nesse sentido, proponho o debate para a elaboração do “blog” da escola como espaço/ferramenta de interação e debate de idéias na escola com acesso aos pais, alunos, professores, funcionários e comunidade.


[1] Joildson Freitas de Souza (Ariquemes)
[2] OLIVEIRA, J. M. A. Práticas e espaços de comunicação na escola (apostila ).
SOARES, I de O. Uma Educomunicação para a cidadania. no Ambiente Virtual.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Tutorial para postagem

Como muitos já devem ter percebido, nesta última disciplina, nas atividades propostas, há uma inovação na forma de postagem de parte dos materiais produzidos e,  em uma dessas atividades, sua colaboração deverá ser apresentada em forma de filmes, fotos ou textos produzidos por você no ambiente escolar ou na escola em que realizar a atividade solicitada.

Toda sua produção deverá ser postada  no Blog da Turma 4, para isso você deverá seguir os seguintes passos:

1- Aceitar o convite da professora Milena, enviado por ela ao seu e-mail;
2- Ao aceitar o convite, você se tornará um colaborador e não um seguidor;
3- Para contribuir com este blog, você deve acessar a página do blogger:

www.blogspot.com

E colocar seu email e senha no local solicitado.

4 – Feito isto, aparecerá a página do Blog da Turma 4. 

5- Para fazer sua contribuição, clique em Nova postagem (fica no alto, lado direito da página, ao lado do seu e-mail.
Assim irá abrir uma caixa para sua postagem. Lembrando que se for uma foto ou um filme você poderá usar as ferramentas para inserir imagem ou vídeo (passe o mouse em cima de cada ferramenta que a sua função aparece) que está na parte superior do local da postagem.

6 - Para terminar, clique em Publicar postagem.

Se depois de todos esses passos nada funcionar, GRITE ou pode me ligar pelos fones 99 06 71 65 ou 84 61 00 40 ou ainda me enviar um daqueles recadinhos.

Vamos lá! A tecnologia nos espera! Bom trabalho a todos.

Um abraço,

Vilma

domingo, 18 de setembro de 2011

Práticas e espaços de comunicação na escola


Não é de hoje que a escola busca meios de ficar mais próxima dos anseios tanto dos profissionais quanto dos alunos que a frequentam. É um desafio diário, ininterrupto e sempre exaustivo. Por conta disso, é preciso sempre nos perguntarmos: como essas práticas são realizadas? quanto de alegria é colocado nelas? Qual a verdadeira substância de que são feitas? Ou são mais uma obrigação incorporada ao currículo escolar? É para responder a essas questões, entre outras, que este blog servirá de postagens relacionadas a diversas práticas escolares realizadas pelos cursistas da Turma 4 do curso de Pós-Graduação latu sensu em Coordenação Pedagógica. 


Bom trabalho a todos!

* imagem da internet.