Práticas e Espaços de Comunicação na escola

"A diferença não é aquilo que mascara o conflito: ela se conquista sobre o conflito, ela está para além e ao lado dele. (Roland Barthes)

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Ambientes Comunicacionais presentes na Escola.



Com a leitura dos textos [2], foi possível perceber a importância do uso dos ambientes comunicacionais presentes na escola para a democratização e melhoria da comunicação entre os membros da comunidade escolar (alunos, pais, professores, funcionários, gestores, etc).

Segundo Oliveira: "(...) o direito à informação é uma das bases para a participação cidadã, para a inserção social, sendo um dos alicerces do estado democrático. (...) pois sem informação e transparência, o cidadão tem dificuldades para exercer seu poder de participação e representação. (...) a comunidade escolar como um todo possui o direito e o dever de tornar públicas as informações relevantes de interesse coletivo. (p. 5)"

Os ambientes de comunicação podem ser: jornal e revistas impressos, rádio na escola, vídeo, murais, cartazes, faixas, comunicados, convites, computador, internet, entre outros.

A respeito da comunicação no contexto escolar, afirma Soares: "(...) toda relação comunicativa pode transformar-se numa ação educativa e toda ação educativa deveria transformar-se em ação comunicativa. (p. 4)" .

Traçando um contraponto entre o “saber midiático” e o “saber escolar”, Soares nos alerta de que: "Os alunos que chegam à sala de aula estão impregnados de 'cultura midiática', sobretudo a televisiva (e agora a internet), mas o fato é ignorado pela escola tradicional, para a qual existe apenas uma 'cultura' e um 'saber', aquele promovido pela educação (formal).(p. 7)"

Nesse sentido, vale ressaltar que a escola deve promover u uso participativo dos ambientes de comunicação envolvendo dos os segmentos da comunidade escolar, a partir da elaboração coletiva do PPP, com espaços para inserção de novas ferramentas pedagógicas pertencentes às tecnologias da comunicação e informação.

Ao analisar os espaços/ambientes de comunicação da escola visitada, observou-se a existência dos ambientes citados pelos autores em questão e as atividades desenvolvidas visando atingir os objetivos/metas da comunicação no contexto escolar, com ressonância na qualidade das ações pedagógicas, gestoras e administrativas, sobretudo na qualidade de ensino.

1) Murais e cartazes: a escola utiliza com freqüência essa ferramenta de comunicação para divulgar trabalhos, reuniões, palestras, concursos, avisos em geral, eventos. Esse recurso é muito importante para uma comunicação rápida com acesso a todos sem muito custo.

2) Comunicados e convites: a utilização desse recurso pela escola promove também uma comunicação com mais rapidez e abrangência, principalmente entre os pais e a comunidade externa na divulgação de reuniões, assembléias, festas, eventos da escola, campanhas, entre outros.

3) Sala de vídeo/auditório: nesse espaço é feita uma comunicação mais direta (presencial) com o uso de recursos audiovisuais, tendo como principal meta a comunicação verbal através de palestras, reuniões, assembléias, etc.

4) Laboratório de Informática: apesar da larga utilização desse espaço para pesquisa e estudos em diversas disciplinas, a escola ainda não o utiliza de forma significativa de modo a aproveitar todo o seu potencial como ferramenta de comunicação e interação entre professores, gestores e alunos. Como exemplo desse potencial poderíamos produzir o “blog da escola” como espaço para divulgação e debate idéias no contexto escolar com interface nos debates que acontecem na sociedade de forma geral.

Do ponto de vista da relevância social a comunicação na escola nos espaços/ambientes e o uso de ferramentas/recursos, mostra-se insuficiente (ou pouco explorado) a considerar o seu potencia latente. Uma vez que essa comunicação, de forma geral, se restringe aspectos informativos com pouca relevância dos aspectos da interação e do diálogo na formação de conceitos para a base de uma formação cidadã.

Nesse sentido, proponho o debate para a elaboração do “blog” da escola como espaço/ferramenta de interação e debate de idéias na escola com acesso aos pais, alunos, professores, funcionários e comunidade.


[1] Joildson Freitas de Souza (Ariquemes)
[2] OLIVEIRA, J. M. A. Práticas e espaços de comunicação na escola (apostila ).
SOARES, I de O. Uma Educomunicação para a cidadania. no Ambiente Virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário