Práticas e Espaços de Comunicação na escola

"A diferença não é aquilo que mascara o conflito: ela se conquista sobre o conflito, ela está para além e ao lado dele. (Roland Barthes)

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Direito de acesso à informação, Cultura e Meios de Comunicação.

A comunicação é um instrumento essencial na vida do ser humano. Desta forma, emissor e receptor têm na mensagem um canal de comunicação como elementos essenciais para o processo de entendimento e interpretação, e tão-somente por meio desta interação comunicativa o ser humano consegue entender e ser entendido, neste processo de diálogo, comunicar e tornar comum este ato verbal ou não verbal, e o que pretendo comunicar nunca é exatamente o que comunico, isto porque me relaciono com os extremos signo e significado. Por isso, é importante na comunicação conhecermos a cultura, a realidade da qual estamos nos comunicando.

Neste processo de comunicação em nossa educação, o ato de comunicar de forma prática, eficiente, é fundamental para o processo de construção do saber. Desta feita, o formato, a linguagem, o vocabulário, as expressões, a cultura devem ser contexto de análise e reflexão.

Comunicação e democracia são termos equivalentes, uma vez que um depende do outro para ser entendido e consequentemente interpretado, e, nesta lógica de entendimento, a comunicação deve se perfazer em três importantes faces, que são o direito de informar, de se informar e ser informado. Ao refletir sobre este processo de fazer conhecimento onde a comunicação é um fator preponderante e ao refletir sobre a realidade da minha escola, percebo que esta comunicação perpassa pelos recursos tecnológicos que esta dispõe. Para tanto podemos explicitar alguns destes recursos informativos de grande importância, sendo:

 Rádio escola: projeto implantado na escola desde o início do onde professores a alunos contribuem nas mais diferentes metodologias de atividades que possam formar e informar aos ouvintes, onde a inovação se traduz em conhecimento numa transmissão verbal e essa comunicação radiofônica é veiculada na oralidade, numa característica que facilita a comunicação aos alunos em suas diferentes idades e nível de escolaridade;

 Projeto UCA: – Um computador por Aluno, outro valioso instrumento de auxílio na aprendizagem, como propósito do uso do computador pessoal ou através da grande rede (internet), em que se pode construir instrumentos de auxilio na formação intelectual e cultural destes estudantes, além de facilitar e aproximar as diferentes culturas, ou seja, professores e alunos, num certo momento, se equivalem em conhecimento, ou até mesmo os papeis se invertem onde os educandos passam a assumir o destaque de educador, na condução de uma nova forma de se conceber ensino aprendizagem;

 TV Escola: é outro recurso audiovisual que a escola dispõe e com certeza contribui para o sucesso do processo ensino aprendizagem;

 Laboratório de Informática: vem demonstrar que a comunicação não pode ser dissociada da tecnologia digital, é o confronto de cultura na contribuição do entendimento;

 Além dos recursos tradicionais tais como: folhetos, jornais, bilhetes, telefone, cartazes, o livro o DVD, lousa, etc, pois afinal tudo que se concebe aprendizagem ou mesmo facilita pode ser entendido como uma tecnologia etc.

É importante salientar que os recursos tecnológicos não são redes de comunicação em si, são meios através dos quais se procede a comunicação de fato, é importante salientar, portanto, que a comunicação acontece nas características analógica e digital, mais importante é que o ser humano está repleto destas informações em qualquer sociedade que esteja inserido. 

Vale explicar que no sistema analógico a prática se processa através da metodologia em suporte físico, tais como uma câmera digital, pen drive, DVD,etc., que são adaptados a outros recursos tecnológicos, e se classificam numa convergência de mídias, já as tecnologias digitais são transformadas em sinais binários (bits), ou seja, sempre depende de um suporte eletroeletrônico para ser visualizado.

Com esta visão tanto analógica quanto digital, percebe-se que a educação brasileira começa a se transformar, criar, adaptar, e na minha realidade educacional todos estes mecanismos já são desenvolvidos, ao passo em que dispomos de internet, computadores, rádio escola, blog, murais de avisos, alguns dos exemplos comunicáveis existente na escola. Estas informações são necessárias até porque a comunicação somente acontece quando envolve a necessidade de se tornar comum ao outro o que é meu, sem que deixe de ser meu, poder compartilhar com alguém algo que penso, que sinto, que desejo, para que se inicie uma real e prática comunicativa.

Para atender a todo um sistema, as tecnologias evoluem em quatro direções fundamentais que visam priorizar as necessidades que venham a se fazer necessárias, pois cada um de nós em algum momento terá um suporte tecnológico para satisfazer nossas necessidades de aprendizagem. Neste contexto, as tecnologias direcionam do analógico para o digital (digitalização), do físico para o virtual (virtualização), do fixo para o móvel (mobilidade), do massivo para o individual (personalização).

Educar é um processo pedagógico que também deve ajudar o desenvolvimento das potencialidades individuais e comunitárias das pessoas, do grupo e de toda a sociedade - da educação para a cidadania, e cada escola deve planejar e analisar de acordo com suas condições, o uso dos recursos tecnológicos, que são peças importantes nesta relação. Segundo Kuenzer e Machado apud Oliveira:

Por ter sido visualizada como tendo um caráter racionalizador e sendo propulsora do aumento da produtividade, a Tecnologia Educacional (TE) passou a ser empregada dentro da escola como forma de garantir que esta se adequasse ao modelo do desenvolvimento econômico que se buscava para o país, porém as tecnologias são um meio e não um fim educacional, é um suporte de grande importância no contexto educacional, um auxílio de relevância para os dias atuais (2007, p. 10).

Segundo Edith Litwin citado pro Mariana Maggio (1997, p.13), a tecnologia educacional, assim como a didática, preocupam-se com as práticas de ensino, mas diferentemente dela inclui entre suas preocupações o exame da teoria da comunicação e dos desenvolvimentos tecnológicos: a informática hoje em primeiro lugar, o vídeo, a TV, o áudio, os impressos, velhos ou novos, desde os livros didáticos até os cartazes... 

Sucintamente, as tecnologias educacionais podem ser classificadas em novas ou velhas, mas uma não exclui a outra, não concorrem, mas sim relacionam-se, complementam-se, ou seja, desde o analógico ao digital. Um fato verdadeiro se confirma na mídia impressa, tendo o livro como percussor desde processo, onde jamais perderá seu posto, na educação do século da tecnologia ( XXI) é extremamente importante que o educador tenha esta visão multidirecional tendo um olhar crítico e atual, mas sem esquecer a rica história do passado.

Referências

Direito de acesso à informação, Cultura e Meios de Comunicação. Disponível em.http://coordenacaoescolagestores.mec.gov.br/unir/file.php/1/coord_ped/sala_7/pdf/Praticas-e-Espacos-de-Comunicacao-na-Escola.pdf. Acesso em 30/09/2011.
OLIVEIRA, R. Informática educativa. 12ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.

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