Práticas e Espaços de Comunicação na escola

"A diferença não é aquilo que mascara o conflito: ela se conquista sobre o conflito, ela está para além e ao lado dele. (Roland Barthes)

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

PROJETO; "O JORNAL NA ESCOLA PROFESSOR PEDRO LOUBACK"

Projeto: "O JORNAL NA ESCOLA PROFESSOR PEDRO LOUBACK"


Título da Atividade: Projeto jornal Escolar
Cursista/cidade/polo: Elisangela Norato Bastos/ Ariquemes .
Público Alvo Alunos da 6º e 7º Ano “A”
Período de Publicação Outubro, Novembro e Dezembro.


"O JORNAL NA ESCOLA"


JUSTIFICATIVA

Realizar o jornal na escola é uma forma de promover a criatividade estimulando a leitura e escritas dos alunos, transformando e desenvolvendo seu senso critico. Alunos e professores divulgarão informações escolares, de alunos/ alunos, alunos/professores, professores/professores e demais funcionários ou acontecimentos.
Entretanto o jornal escolar proporciona um trabalho de integração da informatização com todas as disciplinas, favorecendo as atividades a serem realizadas através da publicação semanal quinzenal ou bimestral.
Com isso contribui também para o desenvolvimento intelectual no processo de leitura de notícias, recados, classificados, assimilação de diversos conteúdos, agilidade na digitação, pesquisa, diferenças culturais, que são prioridades para o desenvolvimento sócio – educativo do aluno.

OBJETIVOS GERAIS

Promover o desenvolvimento intelectual e social, incentivando o desenvolvimento da escrita e da leitura do educandos e dos educadores pela produção do jornal na escola, valorizando os acontecimentos escolares e da comunidade local, dando destaque a interdisciplinaridade. Cria - se novas metodologias, tornando um conteúdo fonte de pesquisa e de trabalho contextualizado em sala de aula.
Propor uma leitura dinâmica e prazerosa, Informando aos leitores, notícias referentes a unidades escolares e atualidades.

AÇÕES A SEREM EXECUTADAS

Ampliação da produção textual a partir de temas atuais promovendo a cultura literária e jornalística na escola, considerando a escrita e a reescrita.


Integração alunos e professores por meio da cultura jornalística, criando condições pedagógicas para os educandos compreendam as etapas de elaboração do jornal estudantil.


Organização de momentos agradáveis e divertidos, valorizando a socialização da comunidade em geral, através do respeito, empatia e amizade entre os alunos.


Proporcionar condições para que o aluno seja capaz de reconstruir um conhecimento adequado às novas necessidades e linguagens. Elevando a auto-estima ao destacar e divulgar seus trabalhos pessoais.


Disponibilizar aos alunos e acesso as informações existentes na Unidade Escolar.

CONTEÚDOS
● História da Escola
● História do nome da escola
● Poesias, contos etc.
● Piadas, caça-palavras, charges
● Espaço saúde
● Foto destaque mês
● Agenda e Recados
● Frases para reflexão
● Atualidades nacionais ou locais
● Momentos importantes
● Histórias engraçadas na Comunidade (Humor)
● Ampliação de desenhos
● Atividades Pedagógicas desenvolvidas na escola e comunidade
● Fala coordenador pedagógico
● Curiosidades e Classificados
● Esporte (competições escolares e extra-classe)
● Entrevistas
● Espaço família – Relacionamentos
● Fotos e exposição de atividades da escola


CRONOGRAMA
Cronograma de Publicações
1ª Edição

Outubro


2ª Edição
Novembro


3ª Edição
Dezembro X

AVALIAÇÃO
A avaliação será de forma contínua e reflexiva, pontuadas observações a serem melhoradas a cada aula.

MONITORAS COLABORADORAS;
Noélia de Almeida
Luciana Macedo

AGRADECIMENTO;
A toda equipe de funcionários da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário