As novas mídias, de uma forma ou de outra, já estão inseridas no espaço escolar. Dessa forma, cabe a cada profissional em educação, especialmente ao professor, conhecê-las e usá-las como base de pesquisa e conhecimento. Entretanto esse uso exige, sobretudo, uma mudança de postura e pensamento e também dos objetivos do professor.
Mudança de postura, uma vez que o professor deixa de ser mero transmissor de conhecimento e passa a ser um mediador aprendiz, uma vez que ele direciona o foco da aprendizagem, mas aprende com as descobertas e construções estabelecidas pelos alunos.
Mudança de pensamento no sentido de perceber que a verdade absoluta não se aplica ao processo educacional, uma vez que os seres humanos são sempre diferentes e seus interesses também movem os processos educacionais.
Certa propaganda veiculada na TV tem como base a seguinte afirmação: “As perguntas é que movem o mundo.”; essa afirmação nos faz refletir sobre a infinidade de conhecimentos relevantes, uma vez que sempre que se tem uma resposta é só uma nova pergunta. A curiosidade é que vai despertar o desejo investigativo de pesquisa da resposta. E se o professor não souber mediar significativamente a aprendizagem, não terá alcançado seu objetivo e ficará desmotivado tanto quanto seus alunos.
Diante dessa reflexão, segue um relatório das mídias usadas na E.M.E.I.E.F. José de Anchieta:
A Escola não possui sala de vídeo, mas o laboratório de informática é usado como sala de vídeo em alguns momentos com a projeção de data show. Normalmente, os professores usam este recurso para assistir a vídeos relacionados ao conteúdo programático ou vídeos com o único propósito de entretenimento
O datashow também é usado para apresentação de trabalhos e homenagens de alunos e funcionários. Nos momentos em que o datashow é usado, os computadores não podem ser usados, o que muitas vezes dificulta a programação da escola.
O laboratório de informática é muito utilizado por alunos e professores, mas todas as atividades são programadas e não favorecem a pesquisa, uma vez que não conta com acesso à internet. Isso desmotiva alunos e professores e, principalmente, a monitora do laboratório de informática que precisa buscar atividades fora do expediente e depois instalá-los em todos os computadores para serem então usados pelos alunos, que rapidamente perdem o interesse, reiniciando o ciclo de pesquisas da monitora do laboratório.
O mural da escola é usado exclusivamente para recados e exposição de horário de aulas e para homenagear alguém ou alguma data comemorativa.
O jornal da escola é organizado pela monitora do laboratório de informática e tem espaço para produções dos alunos, projetos, prestação de contas, tirinhas normalmente contribuídas pelos alunos. Tem uma edição publicada por bimestre e normalmente acumula muitas informações.
A Escola não possui sala de vídeo, mas o laboratório de informática é usado como sala de vídeo em alguns momentos com a projeção de data show. Normalmente, os professores usam este recurso para assistir a vídeos relacionados ao conteúdo programático ou vídeos com o único propósito de entretenimento
O datashow também é usado para apresentação de trabalhos e homenagens de alunos e funcionários. Nos momentos em que o datashow é usado, os computadores não podem ser usados, o que muitas vezes dificulta a programação da escola.
O laboratório de informática é muito utilizado por alunos e professores, mas todas as atividades são programadas e não favorecem a pesquisa, uma vez que não conta com acesso à internet. Isso desmotiva alunos e professores e, principalmente, a monitora do laboratório de informática que precisa buscar atividades fora do expediente e depois instalá-los em todos os computadores para serem então usados pelos alunos, que rapidamente perdem o interesse, reiniciando o ciclo de pesquisas da monitora do laboratório.
O mural da escola é usado exclusivamente para recados e exposição de horário de aulas e para homenagear alguém ou alguma data comemorativa.
O jornal da escola é organizado pela monitora do laboratório de informática e tem espaço para produções dos alunos, projetos, prestação de contas, tirinhas normalmente contribuídas pelos alunos. Tem uma edição publicada por bimestre e normalmente acumula muitas informações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário