Práticas e Espaços de Comunicação na escola

"A diferença não é aquilo que mascara o conflito: ela se conquista sobre o conflito, ela está para além e ao lado dele. (Roland Barthes)

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Projeto Radio Escola

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ricardo Cantanhede

RUA: SALVADOR, N: 2463, SETOR 03, ARIQUEMES.RO.CEP: 78.932.000. FONE: 335352647.

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DECRETO DE CRIAÇÃO 086-04/06/1948. DECRETO DE DENOMINAÇÃO Nº 9005 DE 23/02/00.

RECONHECIMENTO: PARECER Nº 066/90/CEE/RO. RESOLUÇÃO Nº 044/90/CEE/RO.

PORTARIA Nº 1326/07/GAB/SEDUC, CREDENCIA O ENSINO MÉDIO NO CAMPO.

PLANO DE AÇÃO

Projeto Rádio Escola

Coordenadoras Pedagógicas: Lisandra O. R. Neves e Iracema Francisca Pereira

Público Alvo: discentes do 6º ao 9º ano e Ensino Médio

Período: ano de 2011

1. Justificativa

Colocar em prática as recomendações descritas no Art. 3º da LDB- 9394/96, quanto aos princípios que devem estar na base do ensino que, juntos oferecem à comunidade escolar como liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; valorização da experiência extra-escolar e vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

2. Objetivo Geral

Aprimorar a oralidade e a escrita dos alunos.

2.1 Objetivos Específicos

ü Aprender a observar a mídia com uma visão diferenciada, ampliando o senso crítico e buscar exemplos de ação a serem seguidos

ü Aplicar os conhecimentos relacionados a mídia como recurso de aprendizagem e crescimento pessoal.

ü Participar com sugestões para a programação da rádio.

3. Recursos

· Material necessário:

- mesa de som e potência – microfone

- fone de ouvido

- micro system

- caixa acústica

4. Desenvolvimento

1ª Etapa: Formação docente.

O coordenador irá reunir-se com os professores estudo do funcionamento de uma rádio, a linguagem radiofônica, determinar o formato da programação, criação de vinhetas em sala de aula.

Designar o prof. Coordenador da rádio.

2ª Etapa: Apresentação para a comunidade

Por meio da reunião de pais e

Avisos nos murais

3ª Etapa: Criação da Equipe Produção Voluntários entre alunos e professores e a Equipe Gestora terá um representante nesse grupo para discutir cronograma, periodicidade dos programas, além de dar a palavra final sobre os temas e os textos.

4ª Etapa: Organização

Com base no planejamento feito com a coordenadora, os professores realizarão atividades de produção de vinhetas, transformar notícias de jornal em notícia falada.

5ª Etapa: Checagem

A programação deverá passar por uma revisão , a ser feita pelo diretor e pela coordenadora pedagógica, para verificar se as proposta de trabalho condiz com os valores e objetivos previstos no P.P.P.


5. Avaliação

Reunir-se periodicamente com representantes de diferentes segmentos do público ouvinte a fim de ouvir opiniões. A criação de um e-mail com contatos da escola auxilia esse levantamento.

Bibliografia

www.ne.org.br/gestao fevereiro/março 2011

Radio e escola, uma sintonia fina. Gestão Democrática- Edição 165-09/2003


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