Práticas e Espaços de Comunicação na escola

"A diferença não é aquilo que mascara o conflito: ela se conquista sobre o conflito, ela está para além e ao lado dele. (Roland Barthes)

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Projeto de Leitura


1. Identificação

Nome do Professor

Isabel Cristina da Silva Ferreira

Nome da Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Nelso Alquieri Local : Cacaulândia - RO

Série: 4º e 5º Ano Ensino Número de alunos: 100 alunos

Profissionais envolvidos: Fabiana Fernandes, Aline Mazorana, Jéser Rodrigues

2. Problemática a ser estudada

Dificuldades na escrita e de leitura e os alunos não tem o hábito de ler.

3. Justificativa

As dificuldades em ler e interpretar texto dos alunos é uma problemática que esta refletida no baixo rendimento dos alunos.

4. Objetivo (s)

- Mostrar aos alunos a importância da leitura;

- Desenvolver nos alunos envolvidos o interesse pela pesquisa tanto de conteúdos literários quanto a conteúdos que possam enriquecer seu conhecimento;

- Motivar a produção de textos, estimulando a imaginação dos alunos;

- Oferecer meios para sanar dúvidas e alimentar a curiosidade dos alunos pelos Autores brasileiros, bem com de suas obras com o intuito de informar sobre a importância que estes autores tiveram para a literatura brasileira.

5. Conteúdos

Língua Portuguesa: Poesia, Poema, Ortografia, Produção de Textos.

6. Disciplinas envolvidas

Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Ética Moral e Civismo.

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma

Antes de iniciar as produções proporcionar aos alunos o conhecimento de Poesias, Poemas e Histórias Infantis para entenderem como se dá o trabalho e produção dos mesmos.

1ª Atividade:(Introdução ao Assunto) Em sala orientar os alunos a realizar pesquisa na Biblioteca da Escola sobre poemas e poesias. Em seguida para trabalhar com a imaginação propor que elaborem os próprios poemas.

2ª Atividade: (Introdução ao Assunto) Utilizando o laptop Educacional (UCA) propor que acessem o Navegador WEB e visitem o site educativo: www.atividadeseducativas.com para conhecerem algumas histórias infantis: Rapunzel, Boto cor de rosa, Mula sem cabeça, Sereia Encantada, João e o pé de feijão. Em seguida com as devidas orientações propor a produção de histórias com fantoches e ainda a produção de pequenos livros com os próprios desenhos onde os mesmos ficarão livres para trocarem os nomes das histórias e mudarem as versões de acordo com a criatividade e imaginação.

3ª Atividade: Após a duas atividades de introdução ao assunto Dividir os alunos em grupos para que realizemuma pesquisa utilizando o laptop Educacional (UCA) sobre a vida dos seguintes autores: Cecília Meireles, Carlos Drumond, Machado de Assins, Cassimiro de Abreu, Monteiro Lobato, Oswaldo Cruz, Mario Quintana. O resultado da pesquisa será registrado no caderno.

4ª Atividade: Para envolver ainda mais os alunos no projeto, tendo em mãos a Biografia dos Autores realizar uma visita até a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato situada na Praça dos Pioneiros. Onde os alunos terão a oportunidade de conhecer as obras que não tem na biblioteca da Escola. Será proporcionado um momento de lazer, pois irão escolher os livros e em grupos, sentados na grama da praça irão realizar as leituras e as cópias das poesias.

5ª Atividade: Digitar no Kword (Processador de textos) os poemas dos autores de acordo com o grupo do qual fazem parte. Em outro momento propor que elaborem lembrancinhas para as pessoas que irão visitar a Feira de Literatura.

31 de Agosto – Feira de Literatura – Apresentar a todas as turmas da Escola e aos pais dos alunos os resultados do projeto: Livrinhos produzidos em sala, fotos das atividades realizadas, apresentações de teatros em cima das histórias pesquisadas.

01 aluno de cada grupo realizará o registro da apresentação/Exposição do grupo com a Xcan (webcan) do Laptop Educacional.

Último Passo: Debate em sala de aula sobre o desenvolvimento do Projeto e ainda sobre os resultados da feira da Literatura , registrando no caderno e em seguida a produção de Redações individuais.

8. Recursos a serem utilizados

Cartolinas, sulfites, lápis de cor, jornais, fantoches, revistas, livros infantis e outros.

Máquina Digital, Laptop: Web, Kword (processador de textos), Xcan

Http://Portaldorprofessor.mec.gov.br

http://pt.wikipedia.org

www.suapesquisa.com

www.brasilescola.com

www.releituras.com

e outros que se fizerem necessários.

9. Registro do processo

Fotos, vídeos, Registros no caderno

10. Avaliação e Resultados esperados

Avaliação contínua- Analisar o envolvimento de cada aluno, bem como suas produções.

Para finalizar professor e alunos estarão debatendo como foi o desenvolvimento do Projeto.

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado

Feira da Literatura – 31/08/2011

http://escolanelsoalquieri.blogspot.com

12. Referências Bibliográficas

Http://Portaldorprofessor.mec.gov.br

http://pt.wikipedia.org

www.suapesquisa.com

/www.brasilescola.com

www.releituras.com

www.atvidadeseducativas.com



























Nenhum comentário:

Postar um comentário