1 - Justificativa:
O desenvolvimento desse projeto justifica-se não só como requisito avaliativo do curso de Especialização em Coordenação Pedagógica UNIR/UNDIME/SEDUC), mas fundamentalmente, como concretização de uma exigência do processo de comunicação no contexto escolar, com a larga utilização da tecnologia da informação e comunicação (TIC).
Observa-se atualmente que grande parte das escolas públicas são equipadas com laboratório de informática com internet, através do PROINFO, programa do Governo Federal. Entretanto, essa tecnologia fica restrita ao processo “burocrático” da escola, não sendo explorada de forma significativa no processo de ensino aprendizagem e na gestão escolar.
Esse descompasso entre as tecnologias presentes nas escolas (computador, datashow, câmera fotográfica, filmadora, internet, TV, CD, vídeo, etc) e a sua efetiva utilização das mesmas como ferramenta pedagógica no contexto escolar, deve-se a dois fatores principais: a resistência de grande parte do educadores ao uso das novas tecnologias , associado a ausência de uma política de formação euma proposta pedagógica na escola que incorpore essas novas tecnologias ao currículo e as ações educativas em sala de aula.
É prática comum nas escolas o uso dessas tecnologias de forma esporádica, sem nenhuma articulação com a proposta pedagógica da escola e/ou da metodologia do professor. Laboratórios modernos ficam ociosos por falta de iniciativa e proposta de atividades, limitando-se a uma busca aleatória no “Google” de temas sugeridos pelos professores, mas com pouca organização e planejamento prévio e perspectiva para uma devolutiva de debate e análise em sala de aula.
O desenvolvimento desse projeto justifica-se não só como requisito avaliativo do curso de Especialização em Coordenação Pedagógica UNIR/UNDIME/SEDUC), mas fundamentalmente, como concretização de uma exigência do processo de comunicação no contexto escolar, com a larga utilização da tecnologia da informação e comunicação (TIC).
Observa-se atualmente que grande parte das escolas públicas são equipadas com laboratório de informática com internet, através do PROINFO, programa do Governo Federal. Entretanto, essa tecnologia fica restrita ao processo “burocrático” da escola, não sendo explorada de forma significativa no processo de ensino aprendizagem e na gestão escolar.
Esse descompasso entre as tecnologias presentes nas escolas (computador, datashow, câmera fotográfica, filmadora, internet, TV, CD, vídeo, etc) e a sua efetiva utilização das mesmas como ferramenta pedagógica no contexto escolar, deve-se a dois fatores principais: a resistência de grande parte do educadores ao uso das novas tecnologias , associado a ausência de uma política de formação euma proposta pedagógica na escola que incorpore essas novas tecnologias ao currículo e as ações educativas em sala de aula.
É prática comum nas escolas o uso dessas tecnologias de forma esporádica, sem nenhuma articulação com a proposta pedagógica da escola e/ou da metodologia do professor. Laboratórios modernos ficam ociosos por falta de iniciativa e proposta de atividades, limitando-se a uma busca aleatória no “Google” de temas sugeridos pelos professores, mas com pouca organização e planejamento prévio e perspectiva para uma devolutiva de debate e análise em sala de aula.
Nesse sentido, apesar dos esforços empreendidos por muitas escolas em sistematizar o uso das novas tecnologias como ferramenta pedagógica na escola, os resultados ficam aquém do esperado em termos do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos.
A abordagem desse tema de forma mais dinâmica, voltada para a prática educativa no cotidiano escolar, como proposta do curso, traz uma perspectiva de implementação com foco no processo pedagógico. Nesse sentido, torna-se relevante o desenvolvimento desse projeto como proposta de implantar o uso das novas tecnologias na Escola Albina Marció Sordi/Ariquemes, com a produção de um “blog” como ferramenta de interação entre os membros da comunidade escolar e divulgação dos trabalhos realizados na escola. Será observado como eixo norteador o usos das tecnologias presentes na escola, a partir de um planejamento conjunto com ênfase na diversidade de conteúdos nas diversas áreas do ensino .
A abordagem desse tema de forma mais dinâmica, voltada para a prática educativa no cotidiano escolar, como proposta do curso, traz uma perspectiva de implementação com foco no processo pedagógico. Nesse sentido, torna-se relevante o desenvolvimento desse projeto como proposta de implantar o uso das novas tecnologias na Escola Albina Marció Sordi/Ariquemes, com a produção de um “blog” como ferramenta de interação entre os membros da comunidade escolar e divulgação dos trabalhos realizados na escola. Será observado como eixo norteador o usos das tecnologias presentes na escola, a partir de um planejamento conjunto com ênfase na diversidade de conteúdos nas diversas áreas do ensino .
2 - Objetivos
- refletir com os professores sobre a importância e utilização do “blog” como ferramenta pedagógica na escola;
- conhecer e utilizar os recursos tecnológicos presentes na escola como ferramentas pedagógicas na ação educativa;
- debater sobre as práticas pedagógicas presentes na escola com ênfase no uso das novas tecnologias;
- divulgar os trabalhos realizados na escola em diferentes ambientes educacionais – sala de aula, TV escola, Sala de leitura, laboratório de informática, biblioteca, etc.
- refletir com os professores sobre a importância e utilização do “blog” como ferramenta pedagógica na escola;
- conhecer e utilizar os recursos tecnológicos presentes na escola como ferramentas pedagógicas na ação educativa;
- debater sobre as práticas pedagógicas presentes na escola com ênfase no uso das novas tecnologias;
- divulgar os trabalhos realizados na escola em diferentes ambientes educacionais – sala de aula, TV escola, Sala de leitura, laboratório de informática, biblioteca, etc.
3 –Metodologia
- Apresentar e sistematizar de forma coletiva o projeto com os professores e coordenador do laboratório de informática;
- criar o “blog”da escolar em parceria com o coordenador de laboratório deinformática;
- sistematizar as atividades da escola para registro no “blog” com apoio do coordenador do laboratório de informática.
- Apresentar e sistematizar de forma coletiva o projeto com os professores e coordenador do laboratório de informática;
- criar o “blog”da escolar em parceria com o coordenador de laboratório deinformática;
- sistematizar as atividades da escola para registro no “blog” com apoio do coordenador do laboratório de informática.
4 – Avaliação
Acontecerá de forma coletiva e sistematizada com a participação de professores, alunos, funcionários e gestores com a utilização de instrumentos de avaliação eoleta de opinião dentro do próprio “ blog”, no sistema de “enquete” e, posteriormente, com debates e reflexões em grupo para a proposta de melhoria dessa ferramenta de comunicação.
Acontecerá de forma coletiva e sistematizada com a participação de professores, alunos, funcionários e gestores com a utilização de instrumentos de avaliação eoleta de opinião dentro do próprio “ blog”, no sistema de “enquete” e, posteriormente, com debates e reflexões em grupo para a proposta de melhoria dessa ferramenta de comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário