Práticas e Espaços de Comunicação na escola

"A diferença não é aquilo que mascara o conflito: ela se conquista sobre o conflito, ela está para além e ao lado dele. (Roland Barthes)

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Plano de ação do Projeto UCA da Escola EEEFM Jardim das Pedras

Tendo em vista que estamos vivendo no século da informação digital, e mesmo que estejamos cercados de inúmeras formas de nos comunicarmos, é evidente que a modernidade perpassa pelos recursos que nos facilitam no contexto ensino aprendizagem. Se não entendermos que a comunicação não acontece se não acessarmos as Tecnologias Educacionais, sejam elas quais forem, não estaremos definitivamente contribuindo para o enriquecimento das diversidades culturais. A comunicação é um instrumento essencial na vida do ser humano; desta forma emissor e receptor têm na mensagem um canal de comunicação como elementos essenciais para o processo de entendimento e interpretação, e tão-somente por meio desta interação comunicativa, o ser humano consegue entender e ser entendido.

Entendendo que toda informação pode ser concebida como tecnologia de informação, pode-se realizar atividades e anexá-las nos muros e paredes da escola, pois sabe-se que aprendemos apenas num lance de vista, ou seja, a curiosidade também nos desperta, nos motiva, e estes ambientes também são espaços comunicáveis. 

É preciso que todo ambiente comunicacional tenda a fazer circular informações não disciplinares e a romper com os espaços internos da escola, e ao lançarmos esta ideia sobre quais criações dos alunos sejam expostas nos murais da escola, automaticamente se criará um ambiente competitivo entre os educados, onde cada um com certeza irá fazer o seu melhor, e isto é motivação, é querer ir além. É importante percebermos que os espaços e ambientes da escola não são participativos por si sós, ou isoladamente, somos nós que precisamos explorá-los.

Segundo (Edith Litwin, 1993 p.05), citado pro Mariana Maggio, 1997. p.13), a tecnologia educacional, assim como a didática, preocupam-se com as práticas de ensino, mas diferentemente dela, inclui entre suas preocupações o exame da teoria da comunicação e dos desenvolvimentos tecnológicos: a informática hoje em primeiro lugar, o vídeo, a TV, o áudio, os impressos, velhos ou novos, desde os livros didáticos até os cartazes. É importante que não ignoremos estes velhos instrumentos pedagógicos, pois, em certo momento, em um ambiente especifico da escola, eles se farão necessários e obrigatórios.

Quando focamos nossa atenção ao computador, instrumento de nossa discussão, é preciso que tenhamos uma metodologia e didática prática para explicar aos alunos quais as funções de: digitalizar, de utilizar a internet e os hipertextos, assim como detalhar a priori o significado de cada situação apresentada, por exemplo, com o hipertexto o usuário pode transitar fotos, sons, imagens, textos e/ou combinação dos mesmos, ou seja, é a contribuição para um melhor entendimento, vale a pena também salientar que estes recursos nos propicia um baixo custo.

Ao refletir sobre que metodologia especifica poderia ser desenvolvida num processo de construção e mediação de saberes, surge a necessidade de introduzir na escola um plano de ação no qual coordenação pedagógica, professores e alunos possam ser contemplados quanto aos recursos tecnológicos disponíveis na escola, haja vista a E.E.E.F.M. Jardim das Pedras sendo a única escola contemplada com o Projeto Um Computador por Aluno (UCA) no município de Ariquemes. Desta forma, é oportuno explorar este instrumento que possibilita a todos ampliar os conhecimentos, para tanto seguem abaixo as estratégias adotadas no referido plano de ação:

Conteúdo:

 Jogos pedagógicos.

Objetivos:

 Conciliar teoria e prática numa convergência das diferentes mídias e recursos tecnológicos disponíveis na escola;
 Compartilhar os conhecimentos de professores e alunos quanto ao manuseio do computador como instrumento de aprendizagem;
 Compreender que os recursos tecnológicos sãos meios e não fins no processo de aquisição de conhecimentos;
 Explorar trabalhos coletivos onde os alunos que possuem uma melhor habilidade com o computador, possam auxiliar os professores juntos aos alunos que possuem menor habilidade com este instrumento digital.

Metodologia

O professor terá uma vez por semana atividade no laboratório do Projeto UCA, onde com o auxilio da professora responsável pelo ambiente desenvolverão atividades que conciliem com a teoria aplicada em sala de aula. Outra estratégia estabelecida até mesmo para melhorar ainda mais a motivação dos alunos é introduzir atividades de jogos pedagógicos que o programa oferece numa didática interdisciplinar aliada a disciplina de Educação Física.

O plano de ação visa ser oferecido prioritariamente durante o ano letivo, ou de acordo a necessidade de cada turma. O importante é que este recurso seja utilizado diariamente na escola, como recurso nesta prática de ensino, onde teremos como recursos fundamentais neste processo: 

O corpo docente e discente, computadores, impressora, internet, enfim, além de outros recursos que se fizerem necessário no memento.

Avaliação:


 A avaliação acontecerá de forma contínua e somativa, uma vez que o principal objetivo é que professores e alunos possam explorar de forma sábia este recurso tecnológico de fundamental importância no século XXI, desta feita, a observação ao desempenho dos alunos será primordial a fim de perceber os avanços, assim como está sendo o comportamento dos mesmos desde o primeiro momento até o final do ano letivo.

Outra forma de conceber esta avaliação será deixar os alunos executarem o que aprenderam com o computador, ou seja, quais comandos conseguem dominar, onde encontram maiores dificuldades, e o que pensam deste novo modelo pedagógico adjunto ao processo de ensino aprendizagem etc...

Referências

“Mais comunicação, mais participação, mais gestão democrática. Disponível em.http://coordenacaoescolagestores.mec.gov.br/unir/file.php/1/coord_ped/sala_7/pdf/Praticas-e-Espacos-de-Comunicacao-na-Escola.pdf. Acesso em 30/09/2011.
OLIVEIRA, R. Informática educativa. 12ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.

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