Antes de iniciar as produções proporcionar aos alunos o conhecimento de Poesias, Poemas e Histórias Infantis para entenderem como se dá o trabalho e produção dos mesmos. 1ª Atividade:(Introdução ao Assunto) Em sala orientar os alunos a realizar pesquisa na Biblioteca da Escola sobre poemas e poesias. Em seguida para trabalhar com a imaginação propor que elaborem os próprios poemas. 2ª Atividade: (Introdução ao Assunto) Utilizando o laptop Educacional (UCA) propor que acessem o Navegador WEB e visitem o site educativo: www.atividadeseducativas.com para conhecerem algumas histórias infantis: Rapunzel, Boto cor de rosa, Mula sem cabeça, Sereia Encantada, João e o pé de feijão. Em seguida com as devidas orientações propor a produção de histórias com fantoches e ainda a produção de pequenos livros com os próprios desenhos onde os mesmos ficarão livres para trocarem os nomes das histórias e mudarem as versões de acordo com a criatividade e imaginação. 3ª Atividade: Após a duas atividades de introdução ao assunto Dividir os alunos em grupos para que realizem uma pesquisa utilizando o laptop Educacional (UCA) sobre a vida dos seguintes autores: Cecília Meireles, Carlos Drumond, Machado de Assins, Cassimiro de Abreu, Monteiro Lobato, Oswaldo Cruz, Mario Quintana. O resultado da pesquisa será registrado no caderno. 4ª Atividade: Para envolver ainda mais os alunos no projeto, tendo em mãos a Biografia dos Autores realizar uma visita até a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato situada na Praça dos Pioneiros. Onde os alunos terão a oportunidade de conhecer as obras que não tem na biblioteca da Escola. Será proporcionado um momento de lazer, pois irão escolher os livros e em grupos, sentados na grama da praça irão realizar as leituras e as cópias das poesias. 5ª Atividade: Digitar no Kword (Processador de textos) os poemas dos autores de acordo com o grupo do qual fazem parte. Em outro momento propor que elaborem lembrancinhas para as pessoas que irão visitar a Feira de Literatura. 31 de Agosto – Feira de Literatura – Apresentar a todas as turmas da Escola e aos pais dos alunos os resultados do projeto: Livrinhos produzidos em sala, fotos das atividades realizadas, apresentações de teatros em cima das histórias pesquisadas. 01 aluno de cada grupo realizará o registro da apresentação/Exposição do grupo com a Xcan (webcan) do Laptop Educacional. Último Passo: Debate em sala de aula sobre o desenvolvimento do Projeto e ainda sobre os resultados da feira da Literatura , registrando no caderno e em seguida a produção de Redações individuais. |
Práticas e Espaços de Comunicação na escola
"A diferença não é aquilo que mascara o conflito: ela se conquista sobre o conflito, ela está para além e ao lado dele. (Roland Barthes)
terça-feira, 18 de outubro de 2011
Continuação do Projeto de Leitura: Metodologia / Desenvolvimento / Cronograma
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário