Práticas e Espaços de Comunicação na escola

"A diferença não é aquilo que mascara o conflito: ela se conquista sobre o conflito, ela está para além e ao lado dele. (Roland Barthes)

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Planejamento e estudo coletivo na escola.

Olá colegas cursistas, lendo os textos relativos à sessão de estudo, afirmo que concordo plenamente quanto à necessidade de realizarmos na escola esses momentos de estudo coletivo, debatendo as dificuldades da escola e propondo alternativas para resolvê-las, dentro daquilo que é viável e possível em cada realidade escolar. Entretanto, ainda temos algumas dificuldades em fazê-lo de forma plena, conforme descrito no PCCS, seja na rede municipal ou estadual. Uma vez que a maioria dos professores trabalham 03 turnos (municipio e estado), dificultando, assim, o estabelecimento de grupos de estudo geral ou por área de estudo. Pois, segundo o mesmo PCCS, esse horário de estudo deve ser incluído na carga horária semanal do professor, e não em período alternativo, no caso do sábado letivo. Seria importante um debate coletivo entre gestores, coordenadores e professores no sentido de encontrar uma forma de trabalhar esse momento de planejamento e estudos coletivos de forma significativa. Percebe-se que o momento destinado ao planejamento e estudo na escola, não raro, reverte-se em planejamento "em casa" ou de forma fragmentada por professor ou, no máximo, por área de estudo. Sendo o memento coletivo realizado em momentos esporádicos (bimestral ou semestral) e no inicio do ano na chamada "semana pedagógica", no caso da rede estadual. Nesse sentido, gostaria de compartilhar com vocês que estão atuando diretamente na rede municipal/estadual, como e quando são desenvolvidas as atividades de planejamento e estudo coletivo na escola onde atuam, inseridas no calendário letivo. Fica a sugestão para que possamos também debater esse tema. Creio seja uma dificuldade em muitas escolas. (Joildson Freitas)

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