Práticas e Espaços de Comunicação na escola

"A diferença não é aquilo que mascara o conflito: ela se conquista sobre o conflito, ela está para além e ao lado dele. (Roland Barthes)

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Relatório Sessão de Estudo

EEEF ALBINA MARCIÓ SORDI - ARIQUEMES
RELATÓRIO DA SESSÃO DE ESTUDOS
JOILDSON FREITAS DE SOUZA


A partir da proposta de desenvolver com os professores o tema “ Como trabalhar as competência e habilidades dos alunos no processo pedagógico”, realizamos uma sessão de estudos com duração de 04 horas com a participação dos professores e equipe pedagógica, contemplando:
1) planejamento das sessão de estudo pela equipe pedagógica conforme objetivos estabelecidos com os professores, com a elaboração das atividades, materiais, textos, vídeos a serem utilizados durante o estudo e debate sobre o tema;
2) Iniciamos a sessão de estudo com uma dinâmica para explorar o conhecimento prévio – numa cartolina com duas colunas (competência – habilidade) cada professor deveria colar uma expressão na coluna que julgasse mais apropriada entre os dois termos dados;
3) Em seguida, realizamos uma leitura em grupo sobre os diversos aspectos do currículo apresentados na cartilha disponibilizada pela SEDUC no encontro de coordenadores que tratou sobre esse tema e dos fascículos sobre “indagações curriculares” disponibilizados pelo MEC. Cada grupo leu sobre um aspecto e em seguida fez uma exposição das principais idéias para os demais grupos, e assim sucessivamente. E no final todos os grupos comentaram as leituras e exposição dos colegas e a equipe pedagógica fez as intervenções nas questões mais relevantes e polêmicas.

4) Feito o debate, o próximo passo foi utilizar as idéias do estudo para elaborar uma proposta curricular (minuta) para incluir no planejamento anual do próximo ano letivo contemplando os aspectos que desenvolvam as competências e habilidades dos alunos no processo pedagógico. O planejamento foi realizado de forma interdisciplinar de modo que as competências e habilidades sejam contempladas nas diversas áreas de ensino.




Nenhum comentário:

Postar um comentário