CRONOGRAMA PLANO DE AÇÃO
Tema: Expressão e Comunicação Através da Arte
DATA / AÇÃO | RESUMO DA AÇÃO DESENVOLVIDA: |
03/10 Apresentação do tema do plano de ação. | Para início desta etapa, planejei um momento em que pudesse me reunir com as professoras da Educação Infantil para assim, realizar um diálogo referente o plano de ações no qual pretendia desenvolver com as crianças, o conteúdo escolhido foi apresentado, as professoras , gostaram do foco, até ressaltaram que as ações objetivadas, a criação e uso destes espaços vinham ampliar as aprendizagens das crianças, além de possibilitar a expressão das mesmas. O diálogo se estendeu frente a importância de se trabalhar com atividades de desenho e pintura na Educação Infantil. |
05/10 06/10
Elaboração do plano de ação | A elaboração do plano de ação se deu, através de um planejamento coletivo com os professores. Foi planejado o desenvolvimento de atividades com o foco no desenho e pintura envolvendo pesquisa pelas crianças referente às possibilidades artísticas, o fazer artístico a criação de oficinas. Após traçarmos as atividades de desenho e pintura, iniciamos o levantamento de possibilidades de organização e criação de ambientes da instituição que pudessem possibilitar comunicação e a expressão das crianças. |
10/10 11/10 Ampliação do conhecimento através de Pesquisa | Utilizando computadores com acesso a internet, as crianças iniciaram uma pesquisa para conhecer algumas obras de artes de alguns artistas. Través da pesquisa foi possível entrar em contato com as diversas obras artísticas regionais, nacionais e internacionais e ampliaram de forma significativa, seu conhecimento de mundo e da cultura. Foram observadas as características pertinentes utilizadas pelos artistas em suas as obras, como por exemplo: traços, formas, linhas, cores, etc.Como já se sabe, as crianças são bem observadoras e críticas, então neste momento, elas expressaram seus gostos e suas opiniões. |
13/10 15/10 17/10 19/10 Oficinas de arte | Se repertoriar através da pesquisa e das observações, este foi o memento e que as crianças tiveram a oportunidade de colocar a “mão na massa”, participaram das oficinas de desenho e pintura utilizando diversos materiais e diferentes suportes gráficos, dentre eles, uma casinha de fantoche que ficou muito interessante, as crianças deixaram suas marcas estampadas. O desenvolvimentos das atividades, bem como oficinas de criação de desenhos e pinturas possibilitou as crianças a exploração e manipulação de diversos materiais, onde puderam se expressar a partir de suas produções utilizando o seu próprio repertório da linguagem das artes visuais. |
20/10 21/10 Criação e organização de ambientes comunicacionais | - Contando com a colaboração das gestoras e dos vigias da escola, foi Implementado e organizado murais, varais e suportes como uma casinha de fantoche destinado à exposição e manifestação das artes produzidas pelas crianças. |
25/10 26/10 Expressão e comunicação nos ambientes da escola | - Juntamente com os colegas e professor, cada criança expôs nos ambientes comunicacionais suas produções comunicando a comunidade escolar, suas idéias, sentimentos, desejos e opiniões. |
Avaliação:
Através da observação realizada, foi possível perceber a satisfação e interesse das crianças pelo desenho e pintura, manusearam e exploraram diversos materiais, onde pesquisaram e se aproximaram de um novo mudo, o das artes, avanços no seu desenvolvimento e ampliação de seus conceitos sobre arte, valorização e autonomia para o fazer e comunicar produções artísticas, também foram significativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário