Práticas e Espaços de Comunicação na escola

"A diferença não é aquilo que mascara o conflito: ela se conquista sobre o conflito, ela está para além e ao lado dele. (Roland Barthes)

domingo, 20 de novembro de 2011

CRONOGRAMA PLANO DE AÇÃO

Tema: Expressão e Comunicação Através da Arte

DATA / AÇÃO

RESUMO DA AÇÃO DESENVOLVIDA:

03/10 Apresentação do tema do plano de ação.

Para início desta etapa, planejei um momento em que pudesse me reunir com as professoras da Educação Infantil para assim, realizar um diálogo referente o plano de ações no qual pretendia desenvolver com as crianças, o conteúdo escolhido foi apresentado, as professoras , gostaram do foco, até ressaltaram que as ações objetivadas, a criação e uso destes espaços vinham ampliar as aprendizagens das crianças, além de possibilitar a expressão das mesmas. O diálogo se estendeu frente a importância de se trabalhar com atividades de desenho e pintura na Educação Infantil.

05/10

06/10

Elaboração do plano de ação

A elaboração do plano de ação se deu, através de um planejamento coletivo com os professores. Foi planejado o desenvolvimento de atividades com o foco no desenho e pintura envolvendo pesquisa pelas crianças referente às possibilidades artísticas, o fazer artístico a criação de oficinas. Após traçarmos as atividades de desenho e pintura, iniciamos o levantamento de possibilidades de organização e criação de ambientes da instituição que pudessem possibilitar comunicação e a expressão das crianças.

10/10

11/10

Ampliação do conhecimento através de Pesquisa

Utilizando computadores com acesso a internet, as crianças iniciaram uma pesquisa para conhecer algumas obras de artes de alguns artistas. Través da pesquisa foi possível entrar em contato com as diversas obras artísticas regionais, nacionais e internacionais e ampliaram de forma significativa, seu conhecimento de mundo e da cultura. Foram observadas as características pertinentes utilizadas pelos artistas em suas as obras, como por exemplo: traços, formas, linhas, cores, etc.Como já se sabe, as crianças são bem observadoras e críticas, então neste momento, elas expressaram seus gostos e suas opiniões.

13/10

15/10

17/10

19/10

Oficinas de arte

Se repertoriar através da pesquisa e das observações, este foi o memento e que as crianças tiveram a oportunidade de colocar a “mão na massa”, participaram das oficinas de desenho e pintura utilizando diversos materiais e diferentes suportes gráficos, dentre eles, uma casinha de fantoche que ficou muito interessante, as crianças deixaram suas marcas estampadas. O desenvolvimentos das atividades, bem como oficinas de criação de desenhos e pinturas possibilitou as crianças a exploração e manipulação de diversos materiais, onde puderam se expressar a partir de suas produções utilizando o seu próprio repertório da linguagem das artes visuais.

20/10

21/10

Criação e organização de ambientes comunicacionais

- Contando com a colaboração das gestoras e dos vigias da escola, foi Implementado e organizado murais, varais e suportes como uma casinha de fantoche destinado à exposição e manifestação das artes produzidas pelas crianças.

25/10

26/10

Expressão e comunicação nos ambientes da escola

- Juntamente com os colegas e professor, cada criança expôs nos ambientes comunicacionais suas produções comunicando a comunidade escolar, suas idéias, sentimentos, desejos e opiniões.

Avaliação:

Através da observação realizada, foi possível perceber a satisfação e interesse das crianças pelo desenho e pintura, manusearam e exploraram diversos materiais, onde pesquisaram e se aproximaram de um novo mudo, o das artes, avanços no seu desenvolvimento e ampliação de seus conceitos sobre arte, valorização e autonomia para o fazer e comunicar produções artísticas, também foram significativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário