Práticas e Espaços de Comunicação na escola

"A diferença não é aquilo que mascara o conflito: ela se conquista sobre o conflito, ela está para além e ao lado dele. (Roland Barthes)

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Projeto Ler e Escrever em Todas as Áreas, por Lisandra Olinda R. Neves

Atividade 6 (AETP) – Roteiro para sessão de estudos
Lisandra Olinda Roberto Neves- sala 04.

A escolha do tema para estudo partiu da meta do PDE, cujo objetivo estratégico era melhorar o desempenho acadêmico dos alunos, Justificou-se a implantação e execução desse projeto de formação com os professores, uma vez que a maior dificuldade encontrada da nossa clientela é ler, escrever e interpretar, sendo assim, ficou a cargo de todas as disciplinas trabalharem essas deficiências. Oportunamente, encontramos na revista Gestão Escolar o projeto de Formação LER E ESCREVER EM TODAS AS ÁREAS, que veio de encontro com nossa problemática.
O PPP, p. 67 da Escola Ricardo Cantanhede diz:
A proposta pedagógica da escola tem como objetivo desenvolver no educando as seguintes habilidades:
-Boa comunicação oral e escrita.
-Capacidade para debater, dialogar, argumentar, sugerir, interpretar, criticar e relacionar.
-Ser sociável na escola e na comunidade.
-Aptidão para inserir-se no mundo do trabalho.
Ser um leitor holístico.
PROJETO LER E ESCREVER EM TODAS AS ÁREAS
Os objetivos dessa formação:
- desenvolver a competência leitora nos nossos alunos;
- Ensinar o aluno a estudar.
A 1ª etapa- Debate
Os alunos sabem estudar? Por quê?
Que representações eles fazem do estudo?
É possível ensinar procedimentos de estudos? Quais? Como ensiná-los?
Quais procedimentos já foram ensinados?

2ª etapa - Ler o texto: Alguns procedimentos de Apoio à Leitura.
Responda: Quais dos procedimentos de leitura apresentados no texto, mais se adequa à sua realidade de sala?
3ª etapa - Grifar textos
Em duplas, com o texto O Resumo, de Isabel Solé, fazer grifos com lápis.

4ª etapa - Revisão dos grifos
Tentar explicitar os critérios adotados e que se chegue a um consenso do que deveria ser grifado.

5ª etapa – Fichamento
Fazer um fichamento utilizando o texto : O Resumo.
Referência bibliográfica
Tema do texto:
Ideias importantes:
Observações complementares:
6º etapa- Discussão
Houve dificuldade nas atividades propostas?

Observação:
O projeto era composto de 03 módulos, sendo esse o 1º.
Para o próximo módulo os professores deverão: Escolher um texto de sua área que pretenda trabalhar em sala de aula e fazer os grifos e o fichamento. Trazer para a reunião do 2º módulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário