Práticas e Espaços de Comunicação na escola

"A diferença não é aquilo que mascara o conflito: ela se conquista sobre o conflito, ela está para além e ao lado dele. (Roland Barthes)

terça-feira, 1 de novembro de 2011

E.M.E.I.E.F. CHAPEUZINHO VERMELHO

ANDRÉA DE FREITAS OLIVEIRA

PLANO DE AÇÃO

Tema: Expressão e Comunicação Através da Arte

Público alvo: Alunos da Educação Infantil (4 e 5 anos)

Responsável: Coordenação pedagógica da Educação Infantil

Colaboradores: Professoras da Educação Infantil

Duração:

1 mês

Materiais necessários:

Computadores com acesso a internet, tintas, lápis diversos, canetinhas, pincéis, água, suportes gráficos, como jornais, papel, papelão, parede, chão, caixa, madeira.

Justificativa:

Criar é uma condição inerente a todas as pessoas. Existem dezenas de situações que nos permitem a criação, uma delas surge através das artes plásticas, ou seja, desenhando, pintando, construindo. Entretanto, para que isso aconteça é preciso que o indivíduo seja estimulado, respeitado e amparado em todas as etapas do processo.

É importante que deixemos as crianças livres durante seu momento de criação, livres para expressar seus sentimentos pensamentos e sensações através da produção artística, afinal toda criança é um artista potencial. É muito importante que a criança esteja motivada, ativando sua capacidade de criação e de expressão e possa ter espaço dentro da instituição para se comunicar.

Diante disso, este projeto tem por finalidade propiciar a valorização da arte no desenvolvimento das crianças da Educação Infantil e referenciar o fazer artístico como forma de expressão e comunicação de idéias, sentimentos, desejos e opiniões.

Conteúdos:

Desenho e pintura como forma de expressão infantil

Ambientes comunicacionais na escola

Objetivo geral:

Valorizar a arte no aspecto da formação das crianças, de modo que tenham realmente a oportunidade e os espaços adequados à expressão de sua imaginação e criatividade e, como conseqüência, uma postura comunicativa no ambiente escolar.

Objetivos específicos:

- Incentivar a produção artística na comunidade escolar, através da linguagem do desenho e da pintura;

- Possibilitar a utilização de diversos materiais e gráficos sobre diferentes superfícies para ampliar as possibilidades de expressão e comunicação das crianças;

- Organizar espaços que favoreçam a produção e exposição artística;

- Proporcionar a participação das crianças na organização e exposição de trabalhos artísticos por elas produzidos;

- Promover a interação da comunidade escolar por meio das diversas expressões das crianças utilizando os ambientes comunicacionais.

Ações a serem realizadas:

1ª etapa:

Apresentação do tema do projeto aos funcionários da instituição e socialização dos objetivos almejados.

2ª etapa:

Planejamento com os professores de oficinas desenho e pintura que envolva a pesquisa pelas crianças referente às possibilidades artísticas, o fazer artístico e levantamento de possibilidades de organização e criação de ambientes da instituição para possibilitar que as crianças se comuniquem e se a expressem.

3ª etapa:

Promover um momento para que as crianças iniciem uma pesquisar na internet e entrem em contato com as diversas obras artísticas regionais, nacionais ou internacionais e ampliem seu conhecimento de mundo e da cultura.

4ª etapa:

Desenvolver oficinas de criação de desenhos e pinturas para que as crianças explorem e manipulem diversos materiais e se expressem a partir de suas produções utilizando o seu próprio repertório da linguagem das artes visuais.

5ª etapa:

- Implementação e organização dos cantinhos destinados à exposição e manifestação das artes produzidas pelas crianças;

6ª etapa:

- Propiciar as crianças que exponham suas produções nos ambientes comunicacionais da escola de forma a comunicar a comunidade escolar, suas idéias, sentimentos, desejos e opiniões.

Avaliação:

Observação da ampliação do conhecimento sobre arte, valorização e a

autonomia para o fazer e comunicar produções artísticas.

Referências Bibliográficas

- Brasil, Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil / Ministério da Educação.

-Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 2002.

-Pátio, revista pedagógica;

-Revista Nova Escola;

-Revista Globo Ciência.

INDICAÇÃO DE SITES:

www.mundodossites.net/artesplásticas

www.pintoresfamosos.com.br

www.institutotomieohtake.org.br

www.pinacoteca.org.br

www.fundacaooscaramericano.org.br

www.mnba.gov.br Museu Nacional de Belas Artes – RJ

www.museunaif.com.br Museu Internacional de Arte Naif

www.sandraguinle.com.br

http://www.mac.usp.br/mac

VÍDEOS:

- Menino quem foi teu mestre – Ministério da Educação e Cultura. Secretaria Nacional de Ensino Básico. Fundação Roberto Marinho, DF – 1991.

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