E.M.E.I.E.F. CHAPEUZINHO VERMELHO
ANDRÉA DE FREITAS OLIVEIRA
PLANO DE AÇÃO
Tema: Expressão e Comunicação Através da Arte
Público alvo: Alunos da Educação Infantil (4 e 5 anos)
Colaboradores: Professoras da Educação Infantil
Duração:
1 mês
Materiais necessários:
Computadores com acesso a internet, tintas, lápis diversos, canetinhas, pincéis, água, suportes gráficos, como jornais, papel, papelão, parede, chão, caixa, madeira.
Justificativa:
Criar é uma condição inerente a todas as pessoas. Existem dezenas de situações que nos permitem a criação, uma delas surge através das artes plásticas, ou seja, desenhando, pintando, construindo. Entretanto, para que isso aconteça é preciso que o indivíduo seja estimulado, respeitado e amparado em todas as etapas do processo.
É importante que deixemos as crianças livres durante seu momento de criação, livres para expressar seus sentimentos pensamentos e sensações através da produção artística, afinal toda criança é um artista potencial. É muito importante que a criança esteja motivada, ativando sua capacidade de criação e de expressão e possa ter espaço dentro da instituição para se comunicar.
Diante disso, este projeto tem por finalidade propiciar a valorização da arte no desenvolvimento das crianças da Educação Infantil e referenciar o fazer artístico como forma de expressão e comunicação de idéias, sentimentos, desejos e opiniões.
Conteúdos:
Ambientes comunicacionais na escola
Objetivo geral:
Valorizar a arte no aspecto da formação das crianças, de modo que tenham realmente a oportunidade e os espaços adequados à expressão de sua imaginação e criatividade e, como conseqüência, uma postura comunicativa no ambiente escolar.
Objetivos específicos:
- Incentivar a produção artística na comunidade escolar, através da linguagem do desenho e da pintura;
- Possibilitar a utilização de diversos materiais e gráficos sobre diferentes superfícies para ampliar as possibilidades de expressão e comunicação das crianças;
- Organizar espaços que favoreçam a produção e exposição artística;
- Proporcionar a participação das crianças na organização e exposição de trabalhos artísticos por elas produzidos;
- Promover a interação da comunidade escolar por meio das diversas expressões das crianças utilizando os ambientes comunicacionais.
Ações a serem realizadas:
Apresentação do tema do projeto aos funcionários da instituição e socialização dos objetivos almejados.
2ª etapa:
Planejamento com os professores de oficinas desenho e pintura que envolva a pesquisa pelas crianças referente às possibilidades artísticas, o fazer artístico e levantamento de possibilidades de organização e criação de ambientes da instituição para possibilitar que as crianças se comuniquem e se a expressem.
3ª etapa:
Promover um momento para que as crianças iniciem uma pesquisar na internet e entrem em contato com as diversas obras artísticas regionais, nacionais ou internacionais e ampliem seu conhecimento de mundo e da cultura.
4ª etapa:
Desenvolver oficinas de criação de desenhos e pinturas para que as crianças explorem e manipulem diversos materiais e se expressem a partir de suas produções utilizando o seu próprio repertório da linguagem das artes visuais.
- Implementação e organização dos cantinhos destinados à exposição e manifestação das artes produzidas pelas crianças;
- Propiciar as crianças que exponham suas produções nos ambientes comunicacionais da escola de forma a comunicar a comunidade escolar, suas idéias, sentimentos, desejos e opiniões.
Observação da ampliação do conhecimento sobre arte, valorização e a
autonomia para o fazer e comunicar produções artísticas.
-Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 2002.
-Pátio, revista pedagógica;
-Revista Nova Escola;
-Revista Globo Ciência.
www.mundodossites.net/artesplásticas
www.institutotomieohtake.org.br
www.fundacaooscaramericano.org.br
www.mnba.gov.br Museu Nacional de Belas Artes – RJ
www.museunaif.com.br Museu Internacional de Arte Naif
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