Práticas e Espaços de Comunicação na escola

"A diferença não é aquilo que mascara o conflito: ela se conquista sobre o conflito, ela está para além e ao lado dele. (Roland Barthes)

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Projeto Radio Escola

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ricardo Cantanhede

RUA: SALVADOR, N: 2463, SETOR 03, ARIQUEMES.RO.CEP: 78.932.000. FONE: 335352647.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DECRETO DE CRIAÇÃO 086-04/06/1948. DECRETO DE DENOMINAÇÃO Nº 9005 DE 23/02/00.

RECONHECIMENTO: PARECER Nº 066/90/CEE/RO. RESOLUÇÃO Nº 044/90/CEE/RO.

PORTARIA Nº 1326/07/GAB/SEDUC, CREDENCIA O ENSINO MÉDIO NO CAMPO.

PLANO DE AÇÃO

Projeto Rádio Escola

Coordenadoras Pedagógicas: Lisandra O. R. Neves e Iracema Francisca Pereira

Público Alvo: discentes do 6º ao 9º ano e Ensino Médio

Período: ano de 2011

1. Justificativa

Colocar em prática as recomendações descritas no Art. 3º da LDB- 9394/96, quanto aos princípios que devem estar na base do ensino que, juntos oferecem à comunidade escolar como liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; valorização da experiência extra-escolar e vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

2. Objetivo Geral

Aprimorar a oralidade e a escrita dos alunos.

2.1 Objetivos Específicos

ü Aprender a observar a mídia com uma visão diferenciada, ampliando o senso crítico e buscar exemplos de ação a serem seguidos

ü Aplicar os conhecimentos relacionados a mídia como recurso de aprendizagem e crescimento pessoal.

ü Participar com sugestões para a programação da rádio.

3. Recursos

· Material necessário:

- mesa de som e potência – microfone

- fone de ouvido

- micro system

- caixa acústica

4. Desenvolvimento

1ª Etapa: Formação docente.

O coordenador irá reunir-se com os professores estudo do funcionamento de uma rádio, a linguagem radiofônica, determinar o formato da programação, criação de vinhetas em sala de aula.

Designar o prof. Coordenador da rádio.

2ª Etapa: Apresentação para a comunidade

Por meio da reunião de pais e

Avisos nos murais

3ª Etapa: Criação da Equipe Produção Voluntários entre alunos e professores e a Equipe Gestora terá um representante nesse grupo para discutir cronograma, periodicidade dos programas, além de dar a palavra final sobre os temas e os textos.

4ª Etapa: Organização

Com base no planejamento feito com a coordenadora, os professores realizarão atividades de produção de vinhetas, transformar notícias de jornal em notícia falada.

5ª Etapa: Checagem

A programação deverá passar por uma revisão , a ser feita pelo diretor e pela coordenadora pedagógica, para verificar se as proposta de trabalho condiz com os valores e objetivos previstos no P.P.P.


5. Avaliação

Reunir-se periodicamente com representantes de diferentes segmentos do público ouvinte a fim de ouvir opiniões. A criação de um e-mail com contatos da escola auxilia esse levantamento.

Bibliografia

www.ne.org.br/gestao fevereiro/março 2011

Radio e escola, uma sintonia fina. Gestão Democrática- Edição 165-09/2003


quarta-feira, 26 de outubro de 2011

PROJETO; "O JORNAL NA ESCOLA PROFESSOR PEDRO LOUBACK"

Projeto: "O JORNAL NA ESCOLA PROFESSOR PEDRO LOUBACK"


Título da Atividade: Projeto jornal Escolar
Cursista/cidade/polo: Elisangela Norato Bastos/ Ariquemes .
Público Alvo Alunos da 6º e 7º Ano “A”
Período de Publicação Outubro, Novembro e Dezembro.


"O JORNAL NA ESCOLA"


JUSTIFICATIVA

Realizar o jornal na escola é uma forma de promover a criatividade estimulando a leitura e escritas dos alunos, transformando e desenvolvendo seu senso critico. Alunos e professores divulgarão informações escolares, de alunos/ alunos, alunos/professores, professores/professores e demais funcionários ou acontecimentos.
Entretanto o jornal escolar proporciona um trabalho de integração da informatização com todas as disciplinas, favorecendo as atividades a serem realizadas através da publicação semanal quinzenal ou bimestral.
Com isso contribui também para o desenvolvimento intelectual no processo de leitura de notícias, recados, classificados, assimilação de diversos conteúdos, agilidade na digitação, pesquisa, diferenças culturais, que são prioridades para o desenvolvimento sócio – educativo do aluno.

OBJETIVOS GERAIS

Promover o desenvolvimento intelectual e social, incentivando o desenvolvimento da escrita e da leitura do educandos e dos educadores pela produção do jornal na escola, valorizando os acontecimentos escolares e da comunidade local, dando destaque a interdisciplinaridade. Cria - se novas metodologias, tornando um conteúdo fonte de pesquisa e de trabalho contextualizado em sala de aula.
Propor uma leitura dinâmica e prazerosa, Informando aos leitores, notícias referentes a unidades escolares e atualidades.

AÇÕES A SEREM EXECUTADAS

Ampliação da produção textual a partir de temas atuais promovendo a cultura literária e jornalística na escola, considerando a escrita e a reescrita.


Integração alunos e professores por meio da cultura jornalística, criando condições pedagógicas para os educandos compreendam as etapas de elaboração do jornal estudantil.


Organização de momentos agradáveis e divertidos, valorizando a socialização da comunidade em geral, através do respeito, empatia e amizade entre os alunos.


Proporcionar condições para que o aluno seja capaz de reconstruir um conhecimento adequado às novas necessidades e linguagens. Elevando a auto-estima ao destacar e divulgar seus trabalhos pessoais.


Disponibilizar aos alunos e acesso as informações existentes na Unidade Escolar.

CONTEÚDOS
● História da Escola
● História do nome da escola
● Poesias, contos etc.
● Piadas, caça-palavras, charges
● Espaço saúde
● Foto destaque mês
● Agenda e Recados
● Frases para reflexão
● Atualidades nacionais ou locais
● Momentos importantes
● Histórias engraçadas na Comunidade (Humor)
● Ampliação de desenhos
● Atividades Pedagógicas desenvolvidas na escola e comunidade
● Fala coordenador pedagógico
● Curiosidades e Classificados
● Esporte (competições escolares e extra-classe)
● Entrevistas
● Espaço família – Relacionamentos
● Fotos e exposição de atividades da escola


CRONOGRAMA
Cronograma de Publicações
1ª Edição

Outubro


2ª Edição
Novembro


3ª Edição
Dezembro X

AVALIAÇÃO
A avaliação será de forma contínua e reflexiva, pontuadas observações a serem melhoradas a cada aula.

MONITORAS COLABORADORAS;
Noélia de Almeida
Luciana Macedo

AGRADECIMENTO;
A toda equipe de funcionários da escola.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

II EEEMCAR - Encontro Estudantil do Ensino Médio do Campo- Ariquemes



PROJETO
II EEEMCAR
Encontro Estudantil do Ensino Médio do Campo- Ariquemes

Justificativa

A carência de  oportunidade de caráter cultural, social, econômico e principalmente artístico, é constante na área rural. E a cultura, o esporte e as ações educacionais representam uma importante fonte de valorização das pessoas envolvidas em atividades que trazem bem-estar, a socialização, a inserção social e a qualidade de vida. A falta de oportunidade, de lazer e de atividades saudáveis que encaminhem jovens a exploração de suas potencialidades culturais, esportivas e educacionais, tem levado a nossa juventude à estagnação, o desprezo pela vida do campo, e a busca pelos centros urbanos.
A não participação efetiva na comunidade, a falta de consciência do valor da coletividade, da construção de uma sociedade igualitária, de respeito, princípios éticos, morais, familiar, tem afastado os jovens das boas práticas sociais, da família e das atividades rurais. Observando tais fatos, este projeto intitulado: II EEEMCAR, apresenta-se como uma importante atividade cultural educativa para construção de valores integralizados socialmente. Insere-se no contexto escolar e comunidade como uma ferramenta didática-´pedagógica, complementando as ações curricular concernente as turmas interdisciplinares fortalecendo a formação dos nossos jovens, levando-os a conscientização da importância da  atividade do homem do campo para a sociedade.
Acreditando-se no pressuposto que a educação desencadeia mudanças socioeconômicas, é que propõe este projeto que trás um encontro de atividades culturais, esportivas, educacionais, envolvendo música, exposição de peças artística e artesanais e palestras que valorizam a cultura local.


Cronograma
Data: 06 de outubro   de 2011
            Horário:  08:00 horas
             Local: Renascer
Apresentações de teatro, dança e música
Palestra: SEDAM:  Diversificar para preservar
Com o professor Joacir Terto de Lima  especialista em Educação Ambiental
Período vespertino: Torneio, e no final da tarde as premiações

domingo, 23 de outubro de 2011

José Nascimento.

BRASIL UM PAÍS PC

Este breve relato histórico nos possibilita refletir mesmo que forma descontraída como nosso país apresenta-se em sua história momentos alegres, tristes, mas que mesmo assim temos um grande orgulho por ele, passamos por tribulações, mas orgulhamos de ser brasileiros.

Esquecemos facilmente dos fatos mesmo que tudo acabe em “pizza”, carnaval e futebol, é muito bom ser brasileiro, somos disparados o povo mais hospitaleiro deste mundo, por isso somos um País PC ( Pra Cima).

A criatividade do brasileiro é imensa, sabemos como cativar, somos trabalhadores e orgulhamos pela infinita diversidade cultural existente em nosso país, sabemos como ninguém que através do diálogo, da confraternização que iremos construir um país soberano, não temos vergonha em ajudar ao próximo, às vezes ficamos tristes, mas é questão de tempo, logo damos a volta por cima e fazemos a festa novamente, não existe melhor lugar no mundo pra se viver, se você souber por favor me avise.

Numa inspiração fruto de Deus é que aproveito estas poucas linhas pra descrever nossa país, pode parecer insignificante, mas quando chegares ao final desta leitura , poderás até concordar comigo, veja:

  1. Brasil um País Continental
  2. Descoberto por Pedro Cabral (Álvares)
  3. 1ª carta escrita por Pero Caminha ( Vaz).
  4. Conhecido no mundo todo como País do Carnaval.
  5. Mas também de um triste título de País da Corrupção.
  6. Que outrora fora chamado de país da Política Café com leite ( com a alternância dos presidentes do país entre São Paulo e Minas Gerais).
  7. Um país que já foi governado pelo Palácio do Catete (RJ)
  8. Um país de vários Presidentes PCs.
  9. Um Presidente Castelo ( Branco).
  10. Um Presidente Café ( Filho).
  11. Um Presidente Cardoso (Fernando).
  12. Um Presidente Companheiro (Lula paz e amor)
  13. Um Presidente Collor ( também Fernando).
  14. Que tinha um aliado Paulo César ( Faria também com F de ...).
  15. De um Presidente Cassado.
  16. Através de denúncia do companheiro irmão, Pedro Collor.
  17. Que Pleiteia uma Cadeira a deputado federal sem sucesso.
  18. Que mais tarde Padece de Câncer e vem a óbito.
  19. Uma nação da Poupança Confiscada.
  20. Que teve um Plano Cruzado.
  21. Um Plano Collor.
  22. Outro Plano Cruzado novo.
  23. De um momento dos Preços Congelados.
  24. O País do Café.
  25. O único Penta Campeão mundial de futebol do planeta.

Apesar dos PCs, negativos sabemos que somos mais do que isso e que nossas qualidades são infinitamente maiores, vivemos num “País tropical, abençoado por Deus,” e claro rico por natureza, pois afinal somos essa natureza linda, cheia de traços, e culturas diferentes, somos Negros, Índios, Brancos e essa diversidade só faz de nós um povo forte e soberano que não desiste nunca.

Não há como negar nossa história é feita de muitos heróis, mocinhos e também vilões, mesmo sendo um país de imensa desigualdade social, discriminação em vários aspectos, compramos brigas quando falam mal de nossa gente, quando tentam falar mal de nossa pátria, oh! Brasil, és gigante por natureza e por isso mesmo sua gente não desiste nunca.

Particularmente adoro este refrão. “Há sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor” e neste quinhentos e onze anos de lutas, cada um de nós tem sua a própria história, afinal somos brasileiros que faz a diferença neste planeta.





PROJETO HQ... DESENVOLVENDO A CRIATIVIDADE E A HABILIDADE...

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Sobre as postagens no blog


Fazendo um passeio pelas postagens no blog, pude perceber que o José e o Joildson são, disparados, aqueles que mais fizeram contribuição. Imagens dos espaços interacionais estão à disposição nas postagens iniciais. 

Aproveitem para fazer o mesmo passeio, desde as primeiras postagens. Já há muita experiência legal sendo compartilhada. O José foi um dos primeiros a postar seu plano de ação para utilizar os recursos tecnológicos disponíveis na sua escola. Ele escreveu o seguinte: “Ao refletir sobre que metodologia especifica, poderia ser desenvolvida num processo de construção e mediação de saberes é que surge a necessidade de introduzir na escola um plano de ação no qual coordenação pedagógica, professores e alunos possam ser contemplados quanto aos recursos tecnológicos disponíveis na escola, haja vista a E.E.E.F.M. Jardim das Pedras sendo a única escola contemplada com o Projeto Um Computador por Aluno (UCA) no município de Ariquemes”. 

Que sortuda esta escola!!! Espero que realmente os profissionais da escola façam um bom uso do Projeto Um computador por aluno.

 Joildson aproveitou a atividade da disciplina e criou um projeto de blog institucional. Ele diz o seguinte:  “O desenvolvimento desse projeto justifica-se, não só como requisito avaliativo do curso de Especialização em Coordenação Pedagógica UNIR/UNDIME/SEDUC), mas fundamentalmente, como concretização de uma exigência do processo de comunicação no contexto escolar, com a larga utilização da tecnologia da informação e comunicação (TIC). Compartilhou sua experiência no dia 13 de outubro com uma postagem com o seguinte título: “Educação e Tecnologia: o blog como ferramenta pedagógica. E postou muitas fotos da Escola Albina M. Sordi. 

Gisele também postou sobre os espaços de comunicação na sua escola, iniciando com a seguinte reflexão: “As novas mídias de uma forma ou outra já estão inseridas no espaço escolar e dessa forma cabe a cada profissional em educação especialmente ao professor conhecê-las e usá-las como base de pesquisa e conhecimento”. 

Logo depois, José postou um texto de sua autoria que dá pano pra muita reflexão: “Profissão mais importante”. E também postou fotos do Projeto Um computador por aluno.  

Joelma colocou uma foto do Encontro do Ensino Estudantil do Campo e Marinez colocou uma foto da EEEFM Anísio Teixeira. Fiquei com vontade de ver mais!

E Alessandra fez uma postagem completa de um Projeto UCA de Leitura, com fotos ilustrativas. Incrível mesmo ver o projeto e a sua concretização. Acessei  até mesmo o link da EMEF Nelson Alquieri. Senti falta da utilização de poetas mais contemporâneos. Os jovens, quando conhecem, adoram poetas como Manoel de Barros, Arnaldo Antunes, Ana Cristina César,  Paulo Leminski.

E até nossa querida Huga está se familiarizando com o Blog para ela ter mais um espaço de interação com vocês. E quem ainda não escreveu? O que está esperando? Convido a todos a participarem do blog, não com o peso da obrigação, mas com a alegria de quem está fazendo algo diferente do que faz todos os dias. 

Uma observação: Esta foto aí em cima é parte das minhas estantes de livro. Como vocês devem lembrar, eu sou professora de Literatura, então preciso ler muito. E sobretudo, eu gosto muito de ler e sobre vários assuntos além de literatura: eu leio sobre cinema, sobre artes plásticas, autores estrangeiros, autores brasileiros etc.. E este cartaz que está na foto nem sei mais onde encontrei, mas colei acima dos meus livros porque gosto muito do seu recado: “Tô me aplicando todo dia”. Acho que na vida tem que ser assim, seja no nosso trabalho, seja na nossa vida pessoa: é preciso se esforçar para que coisas boas e bem-feitas aconteçam. 

*

Precisamos de todos Vocês!

Amei a criação do blog, porém não consigo me familiarizar com ele, espero que dessa vez dê certo e minha postagem apareça.

Parabéns a todos que estão participando!

Huga Fernandes

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Ambientes da E.E.E.F.M. Jardim das Pedras

Recurso didático pedagógico - roletas de palavras


Sala de recurso/computador

TV Escola

Desenho artístico muro da quadra poliespotiva.

Desenho artístico muro da quadra poliespotiva.

Continuação do Projeto de Leitura: Metodologia / Desenvolvimento / Cronograma

Antes de iniciar as produções proporcionar aos alunos o conhecimento de Poesias, Poemas e Histórias Infantis para entenderem como se dá o trabalho e produção dos mesmos.
1ª Atividade:(Introdução ao Assunto) Em sala orientar os alunos a realizar pesquisa na Biblioteca da Escola sobre poemas e poesias. Em seguida para trabalhar com a imaginação propor que elaborem os próprios poemas.
2ª Atividade: (Introdução ao Assunto) Utilizando o laptop Educacional (UCA) propor que acessem o Navegador WEB e visitem o site educativo: www.atividadeseducativas.com para conhecerem algumas histórias infantis: Rapunzel, Boto cor de rosa, Mula sem cabeça, Sereia Encantada, João e o pé de feijão. Em seguida com as devidas orientações propor a produção de histórias com fantoches e ainda a produção de pequenos livros com os próprios desenhos onde os mesmos ficarão livres para trocarem os nomes das histórias e mudarem as versões de acordo com a criatividade e imaginação.
3ª Atividade: Após a duas atividades de introdução ao assunto Dividir os alunos em grupos para que realizem uma pesquisa utilizando o laptop Educacional (UCA) sobre a vida dos seguintes autores: Cecília Meireles, Carlos Drumond, Machado de Assins, Cassimiro de Abreu, Monteiro Lobato, Oswaldo Cruz, Mario Quintana. O resultado da pesquisa será registrado no caderno.
4ª Atividade: Para envolver ainda mais os alunos no projeto, tendo em mãos a Biografia dos Autores realizar uma visita até a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato situada na Praça dos Pioneiros. Onde os alunos terão a oportunidade de conhecer as obras que não tem na biblioteca da Escola. Será proporcionado um momento de lazer, pois irão escolher os livros e em grupos, sentados na grama da praça irão realizar as leituras e as cópias das poesias.
5ª Atividade: Digitar no Kword (Processador de textos) os poemas dos autores de acordo com o grupo do qual fazem parte. Em outro momento propor que elaborem lembrancinhas para as pessoas que irão visitar a Feira de Literatura.
31 de Agosto – Feira de Literatura – Apresentar a todas as turmas da Escola e aos pais dos alunos os resultados do projeto: Livrinhos produzidos em sala, fotos das atividades realizadas, apresentações de teatros em cima das histórias pesquisadas.
01 aluno de cada grupo realizará o registro da apresentação/Exposição do grupo com a Xcan (webcan) do Laptop Educacional.
Último Passo: Debate em sala de aula sobre o desenvolvimento do Projeto e ainda sobre os resultados da feira da Literatura , registrando no caderno e em seguida a produção de Redações individuais.